quarta-feira, 21 de setembro de 2011

JORNALESP – UM SITE EM DEFESA DO CRIME


          Sem nenhuma credibilidade e com acesso hoje restrito aos assessores mais próximos do prefeito de Esperantina (PT), cassado por abuso do poder econômico e corrupção eleitoral nas eleições de 2008 e no cargo por força de liminar, o blog JORNALESP é um exemplo dramático do uso indevido da rede por quadrilhas especializadas no desvio do dinheiro público.

          Seu proprietário, José Luis Rodrigues, velho conhecido da cidade por seus golpes, calotes no comércio local, uso de entorpecentes e caluniador profissional, é o nome a quem políticos envolvidos em corrupção e improbidades administrativas recorrem para tentar ludibriar a opinião pública e destruir reputações daqueles que consideram empecilhos para seus crimes.

          José Luis, também conhecido por “Curica”, é professor público municipal concursado e, como exemplo de sua falta de escrúpulo de ordem ética e criminosa, passou os anos de 2009 e 2010 recebendo seu salário pago pelo FUNDEB sem estar lotado e sem ministrar aula alguma. Além do crime contra a administração pública e que envolve apropriação indébita de recursos federais, ainda acumulou funções como Coordenador do Programa Segundo Tempo, também do Governo Federal.

          Soma-se a estes crimes federais, o fato de ser funcionário público e ainda contratar junto à Prefeitura, emitindo para a gestão petista notas fiscais de sua empresa jurídica com valores elevados e sem processo licitatório. Em outros momentos, como registrado nas prestações de contas da Prefeitura, “Curica” recebia da administração por intermédio de seu cunhado e laranja – “Odinael”.

          Mas a “Curica” não estreou no crime agora. Sua paixão incontrolável por atos escusos e dinheiro sujo vem de muito tempo atrás. Sua trajetória no crime começou ainda quando assessorava o ex-prefeito José Ivaldo Franco. Alcóolatra descontrolado, os roubos de litros de wisky protagonizados pela “Curica” de dentro da casa do ex-prefeito são de conhecimento público.

   Dentre os golpes mais conhecidos do estelionatário, está o da desclassificação da Seleção Municipal de Futebol no Campeonato de 2006, sediado na cidade de Luzilândia. Naquela época, o então prefeito Felipe Santolia (DEM), entregou a taxa do campeonato à “Curica” que figurava como técnico do time. Em Luzilândia, após vencer o jogo, enquanto comemorava a vitória no vestiário, os jogadores foram informados pelos organizadores do campeonato de sua desclassificação. Motivo: a “Curica” desviou os 400 reais entregues a ele pelo prefeito da época e não pagou a inscrição do time no certame. Um trauma que acabou desmotivando a vida desportista da cidade que nunca mais voltou a ter uma seleção municipal e representatividade no futebol de campo do Estado do Piauí.

Nenhum comentário: