terça-feira, 20 de setembro de 2011

SANDRA CUREAU, NANCY ANDRIGUI E ESPERANTINA. A VERDADE DOS FATOS.


Charge publicada na 1ª página do jornal Meio Norte
um dia após o resultado das eleições de 2008.
O  prefeito cassado Francisco Antonio e o então governador Wellington Dias
comemorando o crime bem sucedido do uso da maquina do Estado.

          A situação do prefeito cassado de Esperantina (PI), Francisco Antonio de Sousa Filho (PT) desnuda, pelos registros oficiais da movimentação dos autos no site do TSE, um longo, perigoso, preocupante e flagrante processo de influência política (quisá econômica) em favor do réu.

           No dia 28 de junho de 2011, como se vê no documento abaixo extraído do site do TSE http://www.tse.gov.br/internet/home/push.htm o ex-governador e atual senador Wellington Dias (PT) esteve em audiência com a ministra relatora, Fátima Nancy Andrigui (que também é Corregedora Geral da Justiça Eleitoral).







           Menos de 24 horas após a audiência, onde o senador foi intervir a favor do prefeito Francisco Antonio de Sousa Filho (PT), cassado e afastado do cargo pelo TRE/PI, a ministra Fátima Nancy Andrigui deferiu pedido de liminar impetrado pela defesa do prefeito cassado e o retornou ao cargo até o julgamento do mérito pelo Pleno do TSE.

          No dia 13 de julho último, a ministra relatora enviou o processo para a Procuradoria Geral Eleitoral que, por força de lei expressa no Código Eleitoral Brasileiro, teria o prazo de cinco dias para devolver o processo à relatora com o parecer. Teria este prazo, mas não o fez.

          Emperrado na Procuradoria Geral Eleitoral desde a data de 13 de julho, o Processo AIJE 200/2008 encontra-se por força de ingerência política, estacionado. Hoje, no aniversário de 69 dias desde que por lá aportou-se (ou seria sepultou-se?), notícias em vários sites e blogs dão conta de que o prefeito cassado não esconde e nem pede segredo de que o senador Wellington Dias (PT) já assegurou-lhe estar com o total controle da situação e que a vice-procuradora Sandra Coreau não assinará o parecer em detrimento da Justiça e em flagrante apoio à Impunidade e a corrupção eleitoral.

          Entretanto, como nem tudo e todos estão perdidos, uma comissão de esperantinense prejudicados pelos fatos prometem para a próxima semana um ato de protesto em Brasília, quando farão uma cruzada em busca de esclarecimentos e de solução para este caso que ruborizou a sociedade piauiense durante as eleições de 2008 em Esperantina – Piauí. O Congresso Nacional e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) estão entre os endereços agendados pela Força Tarefa em defesa da Justiça e do Fim da Impunidade.

Nenhum comentário: