segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PREFEITO CASSADO DIZ TER FIRMADO ACORDO COM PROCURADORA ELEITORAL SANDRA CUREAU



Prefeito Francisco Antonio (PT) - protagonista do maior escândalo
de corrupção eleitoral da história do Piauí. Atualmente cassado pelo TRE/PI
e no exercício do cargo por Liminar.


          O Prefeito de Esperantina (PI), Francisco Antonio de Sousa Filho (PT), cassado por abuso de poder econômico e corrupção eleitoral pelo TER/PI, durante a visita do Governador Wilson Martins (PSB) ao município, disse em seu discurso que irá governar até o último dia do seu mandato em acordo feito com a vice-procuradora eleitoral Sandra Cureau.

          O prefeito, afastado do cargo em 19 de abril deste ano, depois de ter sido cassado e destituído por decisão do TER/PI, retornou à prefeitura por força de liminar concedida pela Ministra relatora do processo, Dra. Fátima Nancy Andrighi. A ministra deferiu a liminar após uma conversa mantida com o ex-governador e senador Wellington Dias (PT) em seu gabinete no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Padrinho político de Francisco Antonio, o ex-governador teria garantido ao prefeito que já teria acertado todos os detalhes para que o parecer da Procuradoria Eleitoral não fosse assinado.

          Francisco Antonio, ao relatar esta situação de interferência política na Procuradoria Eleitoral, causou revolta e indignação no mundo político piauiense. Questionado sobre o assunto, o Governador Wilson Martins preferiu não comentar o fato, mas não escondeu seu constrangimento com a declaração pública dada pelo prefeito em seu discurso na solenidade.




Vice-procuradora eleitoral Sandra Cureau - conduta profissional
       colocado em xeque pelo Prefeito Francisco Antonio (PT)




           Uma comitiva formada por membros do PMDB, PSDB e DEM estão se articulando para viajarem a Brasília na terça-feira (27), quando prometem recorrer às instancias competentes para que os fatos sejam apurados e esclarecidos. Bravata ou não, A verdade é que o Recurso Especial a que o prefeito se referiu em seu discurso deu entrada na Procuradoria Geral Eleitoral no último dia 13 de julho, há exatos 69 dias. Segundo o Código Eleitoral, a Procuradoria Geral Eleitoral teria cinco dias para dar o parecer.    

Nenhum comentário: